O Comunicante - Sobre a Revista
A Revista Científica "O Comunicante", publicada pela Escola de Comunicações, busca incentivar pesquisas científicas no ramo das Ciências Militares, nas áreas afetas à Defesa e que contribuam para o desenvolvimento da Arma de Comunicações do Exército Brasileiro. Criada em 2009, tem como objetivo principal divulgar a produção científica desenvolvida na Escola de Comunicações, dando visibilidade aos trabalhos apresentados por docentes e discentes.
Sua criação se confunde com o início do Programa de Pós-Graduação na EsCom. Sua primeira edição delineou a vocação editorial aos temas táticos e técnicos nas áreas de telecomunicações e informática, abordando tanto o emprego da Arma de Comunicações, quanto a operação e manutenção de equipamentos, de modo a possibilitar a atualização e ampliação dos conhecimentos na área das Comunicações Militares.
Com o passar do tempo, foram acrescidos ao Programa de Pós-Graduação mais cursos, ampliando suas áreas de interesse. Atualmente, com a modificação dos cursos de formação de sargentos do Exército Brasileiro, passando de técnico para tecnólogo, este programa tenderá a aumentar a quantidade de áreas do conhecimento que poderá ser buscada.
Hoje, a revista busca publicar temas nas áreas de defesa, cibernética, ciência & tecnologia, direito militar, doutrina militar terrestre, educação, informática, instrução militar, gestão, meio ambiente e operações militares conjuntas e singulares, mantendo perene seu viés de expressiva contribuição para o desenvolvimento da Arma de Comunicações.
Em 10 de maio de 2017, a Seção 1 do Diário Oficial da União nº 88 tornou pública a inserção da Defesa no rol das ciências estudadas no Brasil, abrindo amplo campo de mútua pesquisa para a sociedade acadêmica civil e militar.
Nesse sentido, a Revista Científica da Escola de Comunicações inicia um processo de adequação e reestruturação, visando a submissão de artigos da sociedade acadêmica civil, além da ampliação de seu Corpo Consultivo e Editorial, com vistas a tornar-se referência acadêmica em ambos os universos.