Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Informações > Quebra do Garrafão 2021, em homenagem ao Centenário da EsCom
Início do conteúdo da página

Quebra do Garrafão 2021, em homenagem ao Centenário da EsCom

Quebra do Garrafão 2021
imagem sem descrição.

Brasília (DF) - Em 1º de julho de 1971, no ano do quinquagésimo aniversário da Escola de Comunicações (Escom), sob o comando do Cel Com ELMO FILGUEIROA SILVADO, foi instituído o costume de depositar cédulas ou moedas em um garrafão de vidro, com o objetivo de congraçamento entre os militares da EsCom, em especial os movimentados.

02

Segundo as normas estabelecidas em sua criação, o Garrafão 2021 somente poderia ser aberto durante as Comemorações do 1º Centenário da Escola, celebrado no corrente ano.

03

Com cinquenta anos de existência, o Garrafão carregou o simbolismo da passagem de militares pela Escola Coronel Hygino Corsetti, que tiveram o privilégio de depositar cédulas no artefato, com o registro da data e com suas assinaturas, por ocasião de suas apresentações, despedidas ou visitas.

06

Portanto, nesta data, em que a EsCom completa seu 1º Centenário, a tão esperada quebra do Garrafão foi realizada por seu atual Comandante, o Cel Com SANDRO SILVA CORDEIRO, conforme determina a tradição criada a cinquenta anos.

05

Uma comissão, publicada em Boletim Interno, ficou responsável por inventariar todo o conteúdo do Garrafão e as cédulas antigas irão compor o Acervo Histórico do futuro Espaço Cultural Paulo Maccord, nas instalações da Nova EsCom.

registrado em:
Fim do conteúdo da página